domingo, 20 de setembro de 2015

Milos, a Grécia numa ilha do mar Egeu. Μήλος. Informações, dicas e opinões pessoais sobre a ilha de Milos


Μήλος 
Milos
Melos   
Onde fica. (Por que Milos? Como chegar a Milos? Barcos entre as ilhas? Voos entre as ilhas? Coisas para fazer em Milos além de praia)

(Clique nas fotos para ampliar)

Pensando em uma ilha grega para visitar? Já esteve em alguma? Sabe um pouco sobre a Grécia? 
Eu não sabia muita coisa. Comecei pesquisando na internet e em livros, até descobrir uma ilha legal. 
Está pensando em incluir Milos na sua viagem?  Na minha opinião, vale a pena. 
Visitei Milos em setembro de 2015. Era nossa primeira vez na Grécia e além de Atenas, queríamos uma ilha que fosse típica. Mas como assim, típica? A imagem que a maioria das pessoas tem sobre a Grécia (e eu também tinha) é daquelas casinhas brancas com  teto e janelas azuis, ruazinhas estreitas, igrejas pra todo lado e aquela paisagem do alto com o mar azul, pôr-do-sol...  A Grécia não é toda assim. Aliás, essa imagem é sobretudo das ilhas que compõem o grupo chamado de ilhas Cíclades, que tem Santorini como o exemplo arquitetônico mais clássico. E era isso que procurávamos.
Mas além disso eu queria muito aproveitar o mar, curtir as praias, nadar em águas claras e calmas, mergulhar, apreciar a culinária grega e estar num lugar seguro. Tivemos tudo isso em Milos. E a água do mar era quente. De verdade. Quem diz que o mar da Grécia é frio é porque esteve lá fora da temporada de veraneio.
Na Grécia a temperatura do mar vai esquentando a partir de meados de junho e atinge o máximo em agosto/setembro. A vantagem de viajar em setembro é que a temperatura do ambiente vai ficando mais baixa e  a  água do mar é bem quente ainda. Considere sentir calor de verdade nesse período. Julho e Agosto são ainda mais quentes.
Pois bem, sabendo que deveríamos escolher entre uma das ilhas Cíclades, a pergunta era: qual? E se fosse mais de uma ilha como fazer para nos deslocarmos entre elas? Eu gosto de pesquisar esses detalhes na internet. Aliás, comecei a planejar a viagem  mais de um ano antes da partida. Não gosto muito dos pacotes das agências de turismo ainda que sejam bem mais cômodos e até mais baratos em certas situações. Mas eu tinha tempo e queria fazer do nosso jeito pois sabia as necessidades dos filhos (sim, viajamos com 2 crianças ) e as expectativas da família. 
Milos por vários motivos:
Primeiro porque já seria uma das ilhas Cíclades, com a característica de ser menos turística que outras desse arquipélago como Santorini e Mikonos. Há muitas praias desertas e de fácil acesso . São mais de 70 praias (contagem meio exagerada, sim, mas dê um desconto...), de vários tipos: de areia, de pedra, de pedrinha, de pedra e areia, de rocha, praias com estrutura (significa pagar para usar sombrinha e cadeira), praias desertas e de acesso somente por barcos.  Outra coisa: come-se bem  em quase todo lugar. O que aliás é uma opinião muito pessoal já que tanto minha esposa quanto eu apreciamos a culinária grega, e ali existem ótimos restaurantes. Conheço gente que voltou de lá dizendo que não podia mais com salada grega e gyro pita.
E depois de muita pesquisa notamos que os deslocamentos entre as ilhas não são tão simples assim. Os barcos têm horários que mudam conforme a época do ano. Além disso, o tempo entre check out de hotel, ida ao porto, viagem até outra ilha, check in no próximo hotel é muito grande. Somando essas horas e multiplicando pelo número de ilhas que se pretende ver, chegamos a conclusão que é muito tempo perdido que poderia ser aproveitado de outra forma. Outro detalhe que não se pode  esquecer é que conforme as condições do mar, os barcos podem atrasar bastante ou até mesmo não atracar. Epa. Isso era o mais grave de tudo. Mas como assim não podem atracar? Apesar de serem barcos grandes, existe um fenômeno chamado Meltemi. É o nome que deram ao vento que sopra forte nas ilhas Cíclades, sobretudo no verão europeu. Vem do norte, pode durar até mais de uma semana e arruinar passeios de barcos para explorar a ilha, incomodar muito por conta da areia nos olhos de quem fica na praia e o pior: afetam os horários do barcos pois as condições do mar pioram tanto que alguns barcos nem se arriscam.
Por sorte só tivemos um único dia de Meltemi, justamente o último dia de praia em Milos. Contudo, existem praias em trechos mais recortados da costa e protegidas desse vento; o pessoal do hotel certamente sabe indicar as melhores praias, caso isso aconteça. Mas quanto ao barco nada pode ser feito. 
Então resolvemos ficar só mesmo em Milos. Afinal lá tem aeroporto e a volta não seria problema.
E a respeito de aeroporto preciso dizer duas ou três coisas que considero importantes: 
1. não adianta procurar voos com antecedência pois as companhias só anunciam os horários daquela temporada com alguns meses antes. Vá sempre procurando pela internet caso decida fazer você mesmo as reservas. Eu comprei as nossas passagens em abril para viajar em setembro.
2. a venda das passagens termina rápido. Porque geralmente são aviões pequenos ( coloquei uma foto aqui ) e não levam mais de 23 Kg por passageiro. Organize isso se quiser trazer algumas compras de lá.
3. Considere atrasos por conta ainda das condições climáticas (vento, quero dizer) que atrasam partidas e chegadas. Exemplo que aconteceu conosco: o voo que sairia às 11:35h de Milos só conseguiu partir às 14:30h. Por sorte nosso voo de Atenas na volta ao Brasil sairia às  18:05h. Não tivemos problemas.

Outras vantagens: Milos é uma ilha pequena, com um carro alugado pode-se visitar todas as melhores praias. Milos ao contrário de Mikonos e Santorini não é abarrotada de turistas. Não tem vida noturna para jovens que desejam virar a noite na balada. Menos turistas significa menos filas em todo lugar: restaurantes, supermercados, padarias, posto de gasolina... Fomos sempre muito bem tratados por todos em todo lugar que fomos.





Milos fica no sudoeste desse grupo das chamadas ilhas Cíclades, no mar Egeu.



  
Fomos de barco, partindo do porto de Pireaus (Atenas), três horas de viagem pela SeaJets2. Comprei tickets pela internet. Tive que retirá-los numa agência da SeaJets em Pireaus,o porto de Atenas, um dia antes. Fácil.
Milos: três cidades principais: Adamas, onde tem o porto, Plaka, no norte e Pollonia no extremo leste. Perto de Plaka tem ainda Klima, Tripiti, e outras mas são todas unidas e pequenas.
A ilha tem 160km2 de área, extensão máxima de 20 Km, largura máxima de 14 km, formato de ferradura, com o porto na parte abrigada da baía e uma população fixa de 5000 pessoas. Existem 5 postos de gasolina em Milos. Renda maior vem da mineração e do turismo. Aeroporto, farmácia, supermercado, hospital, lavanderia, padaria, aluguel de moto, scooter, carro, oficina, salão de beleza, banca de revista, sorveteria, joalheria, isso tudo tem.
Água potável em Milos vem de usinas de dessalinização e é salobra. Água mineral lá custa pouco.
Água do mar na época em que fomos (setembro) é quente . Já falei disso Chove muito pouco.
Coisas para fazer além de praia: Museus, sítio arqueológico, passeios. Vou escrever sobre tudo isso por aqui

Primeira praia: Achivadolini. Αχιβαδόλιμνη   Fica dentro da baía de Milos, ao sul da ilha.




 Plaka lá no alto. Πλάκα
 Adamas onde fica o porto. Αδάμαντας





 Houve um problema no aluguel do carro e nos deram esse aí para o primeiro dia. Mini vam para nove pessoas. Fomos compensados nos outros dias  com um carro automático.

Segundo dia:
Praia Plathiena. Πλάθιενα  Fica no noroeste da ilha. Não estava ventando (só ventou no último dia das férias) e por isso optamos pelas praias do norte. Se houvesse o vento forte ,chamado Meltemi e que pode arruinar a temporada, teríamos outras opções ao sul em praias mais protegidas.






Plathiena Πλάθιενα

Plathiena Πλάθιενα

Plathiena Πλάθιενα

Plathiena Πλάθιενα

Plathiena Πλάθιενα




Plathiena Πλάθιενα
Plathiena Πλάθιενα

Carro a partir do segundo dia foi esse aqui.




Plathiena Πλάθιενα
 



 Próxima praia: Firopotamos.

Mas no caminho resolvemos conhecer essa região perto da praia de Plathiena, então vimos essa placa no caminho:


E resolvemos explorar.











Nenhum comentário:

Postar um comentário