sexta-feira, 18 de setembro de 2015

ATENAS.

Para lembrar daqueles 14 dias de férias em setembro de 2015.

Grécia, sudoeste da Europa, população de 11,5 milhões de pessoas. Capital  é Atenas, onde vivem 3,5 milhões.
Fuso horário de 6 horas a mais em relação ao Brasil (nesta época do ano);
Moeda: Euro. Antes era o Dracma, uma das moedas mais antigas do mundo.
País independente desde 1821 (reconhecida em 1830).
PIB per capita: 25 mil dólares (o do Brasil é de 15 mil).
IDH (índice de desenvolvimento humano): 29º lugar. (Brasil: 85º)
Língua: grego

Resumão: RIO-Paris pela Air France em 11 horas de voo, e até Atenas mais 3,5 horas.
Além de Atenas queríamos visitar uma das ilhas Cíclades e escolhemos Milos. Mas que ilha é essa?

Esse aí de baixo é o setor F, da Air France, no aeroporto Charles de Gaule, Paris.
(Clique nas fotos para ampliar)


Aeroporto Charles de Gaule.


Em Atenas, por 3,60 euros, fomos de trem (Metrô) a partir do aeroporto até a estação de Monastiraki, onde ficava  nosso hotel. Trajeto de 30 minutos em um trem limpo, seguro, fácil e rápido. De táxi seriam cerca de 30 euros.


O hotel foi também  uma ótima surpresa, assim como toda cidade. Ficamos em Monastiraki, um dos bairros ao redor da Acrópole, onde fica o Partenon, ícone da cidade. Monastiraki é uma ótima opção para quem gosta de movimento, andar em ruas de comércio, tipo mercado das pulgas, comprar as lembranças típicas, visitar os monumentos fundamentais e apreciar a culinária grega. Dois bons  restaurantes que conhecemos: Efcharis e Maiandros, um ao lado do outro.

Fotos do Hotel 360 Degrees. Janelas com proteção acústica. Decoração moderna. Um dos gerentes chama-se Andrea e morou 10 anos no Brasil, de modo que fomos recebidos  por alguém falando português fluentemente e que nos deu dicas muito úteis sobre passeios, restaurantes , etc. Era o primeiro sinal da cordialidade que iríamos presenciar nesse período de férias.




Praça Monastiraki é um dos pontos de encontro também da juventude grega. Vimos em três dias desde manifestação de um partido comunistas  grego até engolidor de fogo.



A vista durante o café da manhã.  O prédio amarelo é a estação de metrô de Monastiraki, atrás fica a biblioteca de Adriano, e lá no alto a Acrópole com o Partenon.

À noite, funciona um bar movimentado nessa cobertura do hotel, decorada com árvores de oliveira. Local de encontro de jovens, dura até por volta de meia noite.


Ruas de Monastiraki , próximas ao hotel.


Mercado próximo a Monastiraki, foto feita durante o passeio de ônibus (aberto) que passa pelos principais pontos de interesse de Atenas.


Vista do lado esquerdo do Partenon com o Templo de Erecteion, onde estão as Cariátides, essas esculturas aqui embaixo. No Museu de Acrópole vimos um vídeo do recente trabalho de restauração das estátuas, finalizado em agosto de 2014, por meio de uma técnica a laser, removendo resíduos e manchas da superfície do mármore. 





Em Monastiraki fica uma das atrações arqueológicas de Atenas que é a Biblioteca de Adriano:

Em cada um dos monumentos existe um ponto de venda de ingresso, onde também fica alguém para conferir os bilhetes. Você pode comprar um bilhete por 12 euros em qualquer um desse pontos e que dá direito a visitar todos os 6 monumentos mais importantes




O imperador Adriano do império romano construiu uma biblioteca de cerca de 120 x 80 m e com colunas  de 8 metros de altura no ano de 132. Portanto bem mais nova que as construções de Acrópole que são do V século antes de Cristo, no tempo de Péricles, a era de ouro da Grécia antiga. Grande, mas não se compara a grandiosidade do Templo do Zeus Olimpico, que infelizmente nós não visitamos dessa vez.

Outras construções surgiram sobre o local, como  igrejas paliocristãs, depois uma basílica maior e até uma igreja bizantina. Diversas escavações revelam esses períodos,  o que pode ser visto por lá ainda hoje. Repare na foto de parte de um mosaico no chão, de influência bizantina. Um historiador grego (Pausanias) relatou que o teto era de alabastro decorado em ouro.








O passeio pelas ruas do bairro vale a caminhada até  a Ágora Antiga. Era o centro urbano  de comércio na Atenas antiga. Ocupa uma área bem grande, com ruínas de prédios, colunas, ruas e o templo de Hephaistos, parecido com o Partenon, porém menor.


Ágora

Vista de uma pequena parte da Ágora antiga, com o templo de Hephaistos à esquerda.


Área térrea de Stoa de Attalos. Do lado esquerdo fica o Museu da Ágora Ateniense que expõe objetos encontrados também neste sítio arqueológico.
 













Templo de Hephaistos
Templo de Hephaistos com estruturas originais no teto. É menor que o Partenon, e pode-se chegar bem próximo dele, mas não é permito entrar.


Detalhes ainda da fachada lateral do Templo de Hephaistos,

Aqui em baixo mais detalhes de Ágora



E o Partenon, como é ? Enorme.


E aqui embaixo calçada perto da entrada do museu de Acrópole.

A Grécia esteve  sob domínio otomano de1461 até sua independência em 1821.

E aqui a entrada do Museu da Acrópole. Espere passar ao menos três horas lá dentro; mais ainda se gostar de museus.


Ruínas sob o hall de entrada do Museu. Coisa muito comum na Europa. Mas essa aqui  é bem interessante.





                                                                  As Cariátides


                                            Pigmentos feitos a partir de minerais
Maquete de uma grua usada na construção em Acrópole

                                      Maquete das faces este e oeste da fachada do Partenon
Chega de foto de Museu.

  Caminho de volta para o hotel, passando por Plaka, outro bairro bem legal.



Atenas que visitamos é uma pequena parte turística  da cidade. Segura e básica. Mas a cidade é muito mais que aquilo que vimos, merecendo outros 4 dias para conhecer mais bairros, mais monumentos e tanto dos outros museus.

Sim, mas e quanto a Milos? 

Próxima: Milos, a Grécia numa ilha.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário