sábado, 18 de julho de 2015

Curaçao - Uma ilha super legal

O que mais impressiona é mesmo a cor do mar. A transparência, a temperatura da água e o clima completam as qualidades que fazem do Caribe um lugar único. Inúmeras são as ilhas. Eu conheci Curaçao recentemente e pretendo conhecer muita outras.
De fato o mar é transparente, a areia é branca, a água é quente como em quase todo o Caribe, mas em Curaçao a natureza ainda predomina.  Nada de grandíssimos resorts, nem multidões disputando areia na praia, mas sim a natureza com aspecto de intocada e excelentes lugares de mergulho. Mas com infraestrutura ótima e recursos mais que necessários para o turista que como eu fica 10 dias na ilha.
Tudo isso eu havia lido antes na internet mas tem que ver para crer. É mesmo necessário estar dentro d'água na praia de Cas Abou, Kenepa  ou de Porto Marie, pisar na areia, enxergar com perfeição os pés e a infinidade de peixes ao redor, para perceber que é verdade.
Curaçao tem cerca de 60 Km de comprimento em linha reta de norte a sul, e 10 Km de largura máxima. Há um aeroporto internacional, indústrias de refino  de petróleo ( que vem da Venezuela), um centro histórico característico, um porto que recebe navios de cruzeiro em visita à ilha, uma reserva florestal, museus, lojas de grife, bons restaurantes e ótimas opções de hospedagem e praias.
Curioso é que o acesso a algumas praias de Curaçao é pago. Sobretudo as localizadas no sul da ilha, onde foram construídas com a ajuda de máquinas que deslocaram pedras, trouxeram areia e montaram uma nova praia num dos locais mais propício para isso: o Caribe. Mas as praias definitivamente mais bonitas  são gratuitas, ficam na parte norte da ilha e são frequentadas pelos moradores locais sobretudo aos finais de semana.


Curaçao é hoje um país autônomo que faz parte do Reino dos Países Baixos, ou seja Holanda. Antigamente se dizia Antilhas Holandesas. Assim como eram Aruba e Bonaire. Aliás, completando o ABC já conhecido dos que praticam mergulho (Aruba, Bonaire e Curaçao). Que lugar bacana que os holandeses têm como opção de veraneio. Aliás, podem vir quase que durante todo o ano, afinal está acima da linha do Equador (de fato cerca de 1400 Km acima dela), bem próxima da costa noroeste da Venezuela, e o clima é quase sempre quente e firme, exceto pelo período de chuvas mais frequentes que é  Outubro-Novembro-Dezembro.
Não tem nenhuma fonte de água doce. Usinas de dessalinização dão conta da demanda. E a água mesmo da torneira é potável e não é salobra. Curaçao é a única das ilhas "holandesas" que não tem sua principal fonte de renda proveniente exclusivamente do turismo. Existem refinarias de petróleo instaladas bem próximas da capital , Willemstad. O petróleo vem da Venezuela, logo ali ao sul, em navios que atravessam a ponte flutuante (que se desloca, permitindo a passagem das embarcações) na parte mais turística e movimentada da ilha.

A palavra Curaçao de origem portuguesa, vem de curar, remediar. A ilha era conhecida por ser local de recuperação do escorbuto, isso  na época dos descobrimentos portugueses. Parece que havia ali uma fruta nativa (semelhante à acerola atual), que fornecia a dose de vitamina C que faltava na dieta dos marinheiros. Paravam na ilha para se curarem, era a ilha da curação.







                                                                                                             

A viagem - A vida na ilha - Nossa hospedagem

Voamos pela Avianca, saindo cedo de São Paulo para Bogotá numa viagem de cerca de 5 horas e meia num Boing 787 novinho. De Bogotá até Curaçao, também pela Avianca, fizemos um outro voo agradável . No aeroporto pegamos o carro que alugamos previamente , o que é fundamental na ilha. Quanto ao GPS, levei um na minha bagagem, já com os mapas de Curaçao que consegui pesquisando na internet e com a ajuda de meu amigo Momô. Economia. De carro você consegue rodar quase toda a ilha. Se for adepto de trilhas e quiser explorar outros locais, alugue um veículo mais robusto. Gasolina é mais barata que no Brasil. Não esqueça de devolver com o tanque cheio (pagar diferença na devolução custa mais e toma mais seu tempo).

Carros e gasolina, supermercados e produtos, hotéis e passeios... vou escrever mais sobre isso depois porque era uma coisa que me preocupava. Como seria fazer compras de supermercado?  Estávamos com duas crianças e ficaríamos hospedados num apartamento onde prepararíamos muitas de  nossas refeições.
O supermercado mais próximo de onde nos hospedamos (Centrum Piscadera) é ótimo e fica a 1,2 km do hotel. Com tantos turistas europeus, não era de estranhar os rótulos holandeses nas prateleiras, incluindo laticínios, excelentes produtos da indústria alimentícia daquele país. Além de frutas e verduras frescas (vindas da Venezuela) e produtos de confeitaria. Preços logicamente mais caros que no Brasil, mas encontramos camarões, cogumelos frescos, ótimos yougurtes e queijos holandeses, além de vinhos.
Existe uma página na web que dá uma ideia muito boa do custo de vida não só de Curação mas de todo o mundo em comparação com qualquer país/cidade. Foi por esse site que descobri que gastaria menos ao comprar vinho e gasolina, mas pagaria o dobro por uma dúzia de ovos, por exemplo. O nome do site: Numbeo.
Capital: Willemstad.
População: 150.000 pessoas no censo de 2013, vivendo em  444 km2 de ilha (344/km2)
Línguas faladas em Curaçao: Curaçao é uma sociedade poliglota.  Holandês, Inglês e Papiamento são as línguas oficiais, esta última sendo ensinada nas escolas a partir de 1993. O papiamento é uma língua crioula de raiz portuguesa que era falada por escravos africanos ( vem de papear, conversar), mas tem expressões em inglês e espanhol. Algumas palavras até podemos reconhecer: bon dia, mi ta bon, pan, cuminda, refresco (bom dia, eu estou bem, pão, comida, suco/refresco). É a primeira língua de 80% da população de Curaçao, depois vem o holandês (esse falado sobretudo nas esferas administrativas do governo) , depois espanhol e por último inglês como primeira língua de 3% dos curaçauenses. Mas todos que trabalham em atividades relacionadas com o turismo falam ao menos um pouco de inglês.
Existem 5 Universidades em Curaçao, inclusive de Medicina.

Dinheiro: Duas moedas correntes, o florim das antilhas e o dólar americano, são aceitas. Pagando em dólar o troco geralmente é em florim. Existem caixas eletrônicos onde podemos sacar florins e dólares. Havia um caixa eletrônico também na entrada do supermercado.

Abastecer num posto de gasolina: É da forma como funciona nos EUA. Vá ao caixa primeiro, pague e terá a bomba liberada. As mangueiras das bombas são muito curtas por isso estacione o carro próximo a elas e observe o lado onde fica a tampa do tanque de seu carro. Pagamento somente em dinheiro, nada de cartão de crédito. Prefira usar moeda local por questões de câmbio mais favorável. Os postos têm lugar certo de entrada e de saída, para não atrapalhar o fluxo. Eu errei na entrada, pegando um trecho em contra-fluxo/contra-mão mesmo, mas fui alertado gentilmente e auxiliado por um curaçauense.

Blue Bay Curaçao foi onde nos hospedamos. Esse local na verdade é um enorme resort/hotel/campo de golfe/loteamento/bar. Das opções disponíveis escolhemos os prédios em frente à praia particular. O apartamento tinha 130 m2, 3 quartos, dois banheiros, um deles com jacuzzi com vista para a praia, ar condicionado excelente em todo o ambiente, coifa, lava-louça, fogão elétrico, utensílios de cozinha, limpeza (arrumação de camas, limpeza dos banheiros ) diária, elevador, cofre, TV tela plana e uma varanda onde apreciávamos o pôr do sol.



                                                        
                                           
                                                     


 praia Lagun.  de um lado um  condomínio, do outro um restaurante 
                                                                                                                    Lagun


                                                                                                                       Lagun
                                                               Barcos de pescadores na praia Lagun.
                                                                          
                                                                                                Cas Abou



Praia de Cas Abou, também no norte da ilha de Curaçao. Aqui não tem vendedores ambulantes, nem lixo na areia nem música alta e irritante.


Mergulho no mar de Curaçao. Dois vídeos

Filme em Port Marie que fiz com a câmera fixada num tripé pequeno tipo Gorila, preso numa pedra que me permitia estabilidade e mobilidade. Fundo do mar em Port Marie Beache, veja em HD no Vimeo.

Não fiz scuba, somente mergulho em apneia. Surpreendentemente legal é o fundo do mar na praia do Blue Bay.  Fundo do mar em Blue Bay Beach  também no Vimeo em alta definição.



Outras fotos de Curaçao:


                                   


                                                                              Praia Blue Bay, vista da varanda           
                                                                                     Praia Port Marie

                                                                                           Port Marie                                              

                                                                                  Museu:
                                                               Museu:

                                                                   Museu:

                                                           único prédio alto e a ponte flutuante (Ponte Queen Emma)  que  liga Punda e Otrobanda (duas partes da cidade)


                                                   canal de Willemstad. Atrás a ponte Queen Juliana





                                                                                             Praia de Cas Abou


                                                                navio de cruzeiro no pier do Hotel Marriot

E a respeito de outros hotéis, as próximas fotos foram feitas na parte sul de Curaçao, num trecho de 1km de praia chamada Mamboo Beach, cheia de hoteis. Há ali uma barragem de pedra (construída) que cria uma praia bastante calma. Na parte sul fica o Sea Aquarium, ao norte o Seascape Resort e entre eles os bares mais badalados da juventude.  Era uma de nossas opções de hospedagem durante os meses de preparação da viagem, pela facilidade de acesso à praia, bons hotéis e relativa proximidade com o centro da cidade. Mas acabamos escolhendo Blue Bay, ao norte, na região chamada Piscadera , o que atendeu - e muito bem - nossas expectativas.












                                     


KLEIN CURAÇAO

Sugestão: faça o possível para visitar Klein Curaçao.
A ilhota fica ao sul de Curaçao e tem esse antigo farol abandonado, além de dois novos abrigos que são pontos de apoio para as principais operadoras de barcos que levam turistas para lá. Sobre a nossa experiência no lugar só posso dizer coisas boas. O barco sai de um pier ao sul de Curaçao as 7 da manhã. Fizemos com dois dias antes a reserva, com a ajuda do pessoal da recepção do hotel, sempre bem dispostos. Contratamos também o transporte numa van que às 6:15 nos pegou no hotel e nos trouxe de volta após o passeio que dura quase o dia todo.
Na ida pegamos vento mais forte em sentido contrário, que fazia balançar bastante o barco. Muitos passageiros passaram mal e alguns vomitaram, mas ninguém da minha família. A embarcação é grande, alto, tem motores fortes e tripulação experiente, o que nos dá segurança. A música no percurso era agradável e variada. Servem café a bordo com pão, suco e frutas. Vimos peixes voadores e golfinhos no trecho de 1 hora.

Após o desembarque, mais comidas e bebidas à disposição nas cabanas, onde foi preparado um ótimo churrasco ( estilo americano ). Tivemos tempo de sobra para explorar o farol e a costa oposta onde fica um navio encalhado.


                                                                               chegada

          

  cor do mar é assim mesmo, repare o reflexo nas vigas metálicas do teto
                           Ponto de apoio da empresa, com um mirante à direita e o farol à esquer


vai escrever mais 














Nenhum comentário:

Postar um comentário